Lição fatal: exibicionismo aéreo termina mal

Subidas, descidas, curvas de alta inclinação, estóis – todas essas manobras têm papel chave no treinamento de voo. Quando praticadas em locais apropriados para treinamento, elas se tornam mera rotina. Porém, quando executadas a baixas alturas, sobre as casas de amigos, frequentemente se tornam fatais.

Em 2/9/2007, um piloto-aluno com 23 horas de voo em um Cessna 172 Skyhawk executou por cerca de uma hora manobras em voo solo. Em seguida, ele deixou a área de treinamento e voou a baixa altura sobre a localidade onde morava, circulando e fazendo rasantes sobre as casas de amigos e familiares. A aeronave estolou em uma curva em ascendente acentuada, que fez o Skyhawk cair direto contra o solo, matando o piloto.

O voo se iniciou no Aeroporto Rosecrans Memorial, em St. Joseph, Mo, aproximadamente às 13h45. As condições meteorológicas eram CAVOK, com ventos fracos. O Skyhawk voou para a área de treinamento local, cerca de 10 milhas a oeste do aeroporto.

Em uma conversa mais cedo naquele dia, o instrutor do piloto-aluno tinha sugerido que ele praticasse manobras referenciadas ao solo, curvas de alta inclinação e estóis. O piloto-aluno provavelmente utilizou a primeira hora do voo praticando essas manobras na área de treinamento.

Aproximadamente às 15h00, entretanto, o Skyhawk foi visto cerca de 30 milhas a nordeste da área de treinamento, voando baixo sobre Union Star, Mo – o local de residência do piloto. Várias testemunhas relataram ter visto a aeronave executando manobras abaixa altura sobre diversas residências. Um dos moradores afirmou que o avião circulou sua propriedade pelo menos oito vezes a uma altura de 150 a 200 pés, no máximo.

Outra testemunha disse que o Skyhawk fez rasantes sobre sua casa quatro vezes, mergulhando ou subindo quando fazia os sobrevoos. Um conhecido do piloto-aluno relatou tê-lo visto jogando alguma coisa do avião ligada a um paraquedas ou balão. As autoridades vasculharam a área, mas nada que combinasse com a descrição da testemunha foi encontrado.

O exibicionismo aéreo continuou por vários minutos. Então, durante um voo em círculo, o piloto-aluno tentou subir em curva muito acentuada à esquerda. O nariz da aeronave baixou abruptamente e o Skyhawk mergulhou contra um terreno a aproximadamente 15 metros de uma residência. O impacto e o fogo resultante mataram o piloto-aluno.

O NTSB concluiu que a provável causa do acidente foi a falha do piloto-aluno em manter a velocidade em relação ao ar, com o subsequente estol inadvertido, enquanto fazia manobras sobre as residências. As manobras exibicionistas foram citadas como fator contribuinte.

Seria tentador relegar esse acidente como meramente o resultado de um comportamento tolo de um piloto-aluno inexperiente. Mas as leis da aerodinâmica se aplicam universalmente. O exibicionismo também já tirou a vida de veteranos com muitas horas de voo.

Em maio de 2007, por exemplo, um PLA com 10.000 horas de voo colidiu um Diamond DA40 contra um lago enquanto executava manobras a baixa altura sobre o barco de um amigo, matando a si mesmo e um passageiro. Outro PLA com 15.000 horas usou um Beech E55 Baron para se exibir para familiares que estavam em uma piscina de uma residência em agosto de 2001. O bimotor ceifou o topo de um celeiro e inclinou-se em direção ao solo enquanto os entes queridos do piloto assistiam horrorizados. O piloto e o passageiro inicialmente sobreviveram à queda e ao fogo pós-impacto mas sucumbiram lentamente devido às queimaduras graves.

Manobras em voo apresentam risco inerente, independentemente das circunstâncias. Com efeito, um terço (32.9%) de todos os acidentes fatais nos últimos dez anos ocorreram durante manobras em voo. Exibicionismo aéreo intencional, além de ser realmente má publicidade para a aviação geral, aumenta o risco e reduz a margem de erro a um fio de navalha. Asas tendem a estolar abruptamente e inesperadamente durante essas manobras, enquanto que a baixa altura torna praticamente impossível a recuperação. Adicionalmente, tal como na vida, nenhum nível de treinamento pode compensar um péssimo julgamento.

Texto original: http://www.aopa.org/asf/epilot_acc/chi07la288.html

Obs: no link acima pode ser vista também uma animação do acidente feita com o uso do MS Flight Simulator.

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